Direito Trabalhista e Direito Sindical
O advogado é essencial para que os Direitos Trabalhistas sejam efetivamente assegurados aos trabalhadores. O advogado é particularmente importante no cenário atual, em que a Reforma Trabalhista inaugurou significativas mudanças no mundo do trabalho e na interpretação dos Juízes e Tribunais do Trabalho.
As novas relações e práticas materializadas no mundo do trabalho – como home office, trabalho por aplicativo de celular, uso de WhatsApp e outros aplicativos na comunicação entre empregador e empregado, trabalho intermitente, normas extraordinárias em decorrência de calamidade pública – reivindicam uma advocacia trabalhista qualificada, inovadora e combativa.
O escritório Marcos Rogério & Moreth Advocacia oferece serviços advocatícios especializados ao trabalhador, em todas as instâncias do Poder Judiciário.
-
Ações trabalhistas;
-
Cálculos trabalhistas;
-
Orientações jurídicas em direito trabalhista;
-
Elaboração de Pareceres.
Os direitos trabalhistas não foram dados ao trabalhador, mas conquistados em lutas, greves e pressões sobre os governos e parlamentos. Os sindicatos, federações, confederações e centrais sindicais são ferramentas de luta dos trabalhadores. Sem sindicatos fortes não há direitos trabalhistas.
São os sindicatos que conduzem as negociações coletivas, geradoras dos Acordos e Convenções Coletivas de Trabalho. Muitos direitos trabalhistas, como cesta básica e vale-transporte, não estão previstos na Constituição e nas leis, mas sim nos Acordos e Convenções.
A equipe do escritório Marcos Rogério e Moreth Advocacia possui capacidade técnica e ampla experiência de atuação no Movimento Sindical, de forma a oferecer serviços jurídicos de excelência em Direitos Coletivos e Direito Sindical.
Dentre os serviços oferecidos para os sindicatos e demais organizações sindicais, destacam-se:
-
Assessoria para a criação de entidades sindicais, com elaboração de estatutos e suas alterações;
-
Acompanhamento de Negociação Coletiva, com produção de minutas de Acordo e Convenção e assessoramento dos negociadores;
-
Ajuizamento de Dissídio Coletivo;
-
Assessoria jurídica perante assembleias sindicais;
-
Acompanhamento de eleições para as organizações sindicais;
-
Assessoramento em greves e propositura de medidas jurídicas cabíveis;
-
Proposição de Mandados de Segurança Coletivo e Ações Civis Públicas;
-
Atuação em advocacy perante o Congresso Nacional, realizando análises de impacto regulatório de PECs, projetos de lei e medidas provisórias, bem como sugerindo estratégias e medidas relacionadas ao Processo Legislativo.