SAIBA COMO SE DEFENDER DE FRAUDES EM PRECATÓRIOS E PAGAMENTO DE PROCESSOS


Infelizmente, as tentativas de golpes estão cada vez mais sofisticadas e atingem todos os setores, não apenas o bancário. Recentemente, identificamos que nossos clientes têm recebido mensagens, via WhatsApp, com as fotos dos nossos advogados ou com a logomarca do escritório, a respeito de ordem de pagamentos por meio de precatórios. 

Em alguns casos, os golpistas chegam a mencionar o número correto do processo, o que torna a fraude ainda mais convincente. Portanto, é necessário ficar atento (a) às comunicações enviadas pelos números oficiais e pelos e-mails dos nossos advogados.

O escritório Moreth Advocacia jamais solicitará aos nossos clientes o pagamento de qualquer quantia para que haja a liberação das requisições de pequeno valor (RPV) ou de qualquer valor que os clientes esperem receber nos processos em que atuamos.

Neste informativo, detalhamos como identificar os golpes e se proteger, além de como proceder em caso de contato suspeito. Explicamos as características comuns desses golpes, fornecemos diretrizes para o registro de boletins de ocorrência e reforçamos a importância de comunicar qualquer tentativa de fraude às autoridades competentes.

Este artigo tem o objetivo de informar e proteger os clientes contra fraudes relacionadas ao pagamento de qualquer valor decorrentes de processos.

Recomendamos a leitura atenta de todo o informativo para se informar e seguir as recomendações apresentadas. Assim, você será capaz de identificar e evitar situações de risco. 

 

COMO IDENTIFICAR A TENTATIVA DE GOLPE

Os criminosos entram em contato com os clientes por meio de ligações telefônicas ou mensagens de WhatsApp, informando sobre um suposto processo em fase de autorização e liberação de pagamento. Para enganar os clientes, eles utilizam as fotos dos nossos advogados no perfil do WhatsApp e fornecem dados pessoais corretos que são publicados por meio dos processos judiciais que são públicos, além do número do processo.

O único número oficial de comunicação do escritório Moreth Advocacia é (61) 3879-6979 para WhatsApp e ligações telefônicas. O nosso e-mail é contato@mrmadvocacia.adv.br.

CONTATO REALIZADO NA TENTATIVA DE GOLPE

Os golpistas contatam os clientes e passam as seguintes informações:

  1. Contato inicial: Os criminosos enviam mensagens ou fazem ligações utilizando a foto dos nossos advogados no perfil. Inicialmente, informam que houve andamento no processo e que se trata de uma notícia boa.
  2. Informações verdadeiras: Os criminosos informam o número do processo do cliente e a vara onde tramita, o que leva a vítima a acreditar na veracidade do contato, no entanto, desconfie e confira o número utilizado para contatá-lo (la). 
  3. Liberação falsa do RPV ou do precatório: Em seguida, os golpistas informam que há uma requisição de pequeno valor (RPV) ou um precatório disponível para pagamento ao cliente, mas que os valores estão bloqueados em razão da necessidade de recolher um imposto fictício ou algum valor para fins de “liberação”. Para liberar o valor, os golpistas solicitam que a vítima faça o pagamento do suposto imposto/valores. Trata-se, na verdade, de um golpe. Nossos advogados jamais vão solicitar qualquer transferência para possibilitar a liberação dos valores a receber.

 

EXEMPLO DA TENTATIVA DE GOLPE

Abaixo, veja uma mensagem enviada para uma cliente. Na ocasião, o golpista utilizou o nome do sócio fundador do escritório, Dr. Jonatas Moreth, para solicitar que a vítima entrasse em contato com o número do golpista para tratar sobre o processo. O criminoso informou o nome completo da cliente, o CPF, o réu e o número do processo. No entanto, o contato era feito por criminosos que não possuem qualquer ligação com o escritório.

É importante que você, nosso cliente, sempre entre em contato com os advogados pelos contatos que já possui antes de passar qualquer informação adicional ao criminoso. Caso o seu contato se dê por e-mail com um de nossos advogados, envie um e-mail imediatamente tirando dúvida quanto a mensagem recebida. Caso seja por WhatsApp, envie mensagem no número pelo qual sempre manteve contato anteriormente para verificar a situação ou pelo canal oficial se parecer suspeita a mensagem pronta como abaixo exemplificado:

REGISTRO DO BOLETIM DE OCORRÊNCIA

É importante registrar um boletim de ocorrência para que a polícia apure a dinâmica criminosa e identifique a autoria dos crimes.

Onde registrar: Dirija-se à delegacia mais próxima da sua residência ou faça o registro online por meio da Delegacia Eletrônica do seu Estado. 

Por exemplo, caso resida em São Paulo, acesse o site https://www.delegaciaeletronica.policiacivil.sp.gov.br/ssp-de-cidadao/pages/comunicar-ocorrencia e clique em “fraude e estelionato” na aba de “comunicar ocorrência” e siga as instruções.

Caso sua residência esteja situada no Distrito Federal, acesse o site https://www.pcdf.df.gov.br/servicos/delegacia-eletronica  e clique em “Registrar Ocorrência”, e no caso dessa tentativa de estelionado em seguida clique em “Outros Crimes”.

Como proceder: Detalhe o ocorrido com o máximo de informações, incluindo o número utilizado pelos golpistas. Envie prints de conversas, registros de ligações ou e-mails, dados do beneficiário dos valores e comprovantes de pix/transferência bancária, se houver. 

Não se esqueça de dizer expressamente que deseja representar contra os autores para que o delito seja devidamente apurado pela polícia.

Também será necessário responder um questionário com os seus dados básicos, bem como os dados dos envolvidos. Não se esqueça de descrever os fatos com bastantes detalhes para possibilitar uma apuração mais eficiente do ocorrido.

Código de recibo: Após realizar o registro, será gerado um código de recibo. É importante baixar esse código e uma cópia do boletim de ocorrência. 

Em seguida, envie uma cópia para o e-mail contato@mrmadvocacia.adv.br e informe a situação para que nós também façamos o acompanhamento e adotemos as medidas cabíveis.

COMO PROCEDER CASO TENHA EFETUADO ALGUMA TRANSFERÊNCIA BANCÁRIA

Além do registro do boletim de ocorrência como já explicado anteriormente, caso tenha efetuado alguma transferência bancária para os golpistas, contate o seu banco imediatamente para informar o ocorrido. Solicite o estorno do valor e anote todos os protocolos, além de solicitar uma cópia da reclamação registrada no banco.

Entre em contato, ainda, com a instituição financeira que recebeu a transferência bancária e informe qual conta foi utilizada para receber o valor decorrente da fraude, encaminhando a Ocorrência Policial registrada. Anote todos os protocolos e salve toda a comunicação realizada.

O escritório Moreth Advocacia está à disposição para atendimentos e dúvidas sobre a possibilidade de responsabilização do Banco.

ORIENTAÇÕES FINAIS

Não passe qualquer informação aos golpistas, nem efetue pagamentos antes de verificar a autenticidade por meio do contato com nossos advogados ou com o número de telefone e WhatsApp oficial do escritório (61) 3879-6979. Nossos dados bancários vão estar nas cláusulas contratuais do contrato assinado, suspeite se os dados foram de outra pessoa estranha à relação constituída. 

Caso tenha qualquer dúvida, entre em contato com o escritório por meio do número (61) 3879-6979 ou do e-mail contato@mrmadvocacia.adv.br

Também estamos à disposição para atendê-lo (la) pessoalmente em nosso escritório, localizado no SCN, Quadra 01, Bloco F, Ed. América Office Tower, Sala 1403, SHCN, Brasília – DF, 70711-905, Brasil.

FIQUE ATENTO! NÃO CAIA EM GOLPES!



Deixe um Comentário

Foto: Nina Quintana/ site pessoal